Como se joga dominó?

1 visualizações

Embaralhe as peças com a face para baixo. Com dois jogadores, cada um pega sete peças. Com três ou quatro, cada um pega seis. As peças restantes formam o monte.

Feedback 0 curtidas

Dominó: Um guia prático para iniciantes

Dominó, um jogo clássico e universalmente apreciado, atravessa gerações com sua simplicidade e estratégia. Da mesa de centro da casa da avó aos bares e clubes, suas peças retangulares e marcadas pontilham momentos de descontração e competição amigável. Mas como, exatamente, se joga dominó? Este guia prático desmistifica as regras básicas e te prepara para a sua próxima partida.

Preparando o Jogo:

O primeiro passo é embaralhar as peças, também chamadas de “pedras” ou “carretas”. Com a face numerada voltada para baixo, misture bem todas as peças sobre a mesa, criando um “monte” ou “cemitério” – o reservatório de peças não distribuídas.

A quantidade de peças distribuídas para cada jogador varia de acordo com o número de participantes:

  • Dois jogadores: Cada um recebe sete peças.
  • Três ou quatro jogadores: Cada um recebe seis peças.

As peças restantes permanecem no monte e serão utilizadas durante o jogo.

Iniciando a Partida:

A partida se inicia com o jogador que possuir a peça “dupla mais alta” (por exemplo, duplo seis em um jogo com peças até seis). Caso ninguém possua a dupla mais alta da sequência numérica do jogo, inicia o jogador com a maior peça não-dupla (exemplo: 6-5 no caso de ninguém ter o duplo seis). Este jogador coloca a peça escolhida no centro da mesa, marcando o início da jogada.

Desenvolvendo a Partida:

A partir da primeira peça, os jogadores, em sequência, devem colocar suas peças, combinando-as com as extremidades abertas na mesa. Ou seja, a numeração da extremidade da nova peça deve coincidir com a numeração da extremidade livre de uma das peças já na mesa. As peças são enfileiradas, formando uma corrente.

Utilizando o Monte:

Se um jogador não tiver uma peça que combine com as extremidades disponíveis na mesa, ele deve comprar uma peça do monte. Caso a peça comprada seja jogável, ele a coloca na mesa. Se não for jogável, o jogador passa a vez. Ele pode continuar comprando peças do monte até encontrar uma jogável ou até o monte se esgotar.

Finalizando a Partida:

A partida termina de duas maneiras:

  • Fechando o jogo: Um jogador consegue colocar todas as suas peças na mesa, “fechando” o jogo e se tornando o vencedor da rodada.
  • Trancando o jogo: Nenhum jogador consegue colocar mais peças, pois as extremidades disponíveis na mesa já foram todas utilizadas pelas peças restantes nas mãos dos jogadores. Neste caso, o jogo é considerado “trancado”. O vencedor é o jogador com a menor soma dos pontos em suas peças restantes.

Pontuação:

Após o término de cada rodada, os pontos das peças restantes nas mãos dos jogadores que não fecharam o jogo são somados. Esses pontos são atribuídos ao jogador que fechou a rodada. O jogo continua por várias rodadas até um jogador atingir uma pontuação pré-determinada (por exemplo, 100 pontos).

Variações:

Existem diversas variações nas regras do dominó, dependendo da região ou do grupo de jogadores. Alguma variações incluem diferentes métodos de pontuação, o uso de peças com numeração maior e até mesmo diferentes formatos de jogo, como o dominó em dupla. A beleza do dominó reside justamente nessa flexibilidade e adaptação às diferentes preferências.

Com este guia, você está pronto para se juntar à diversão e explorar o mundo estratégico do dominó. Reúna seus amigos e familiares, embaralhe as peças e que comecem os jogos!