Quais são os 15 ditados populares?

7 visualizações
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. A pressa é inimiga da perfeição. Antes tarde do que nunca. Cada macaco no seu galho. Casa de ferreiro, espeto de pau. Deus ajuda quem cedo madruga. Em boca fechada não entra mosca. Filho de peixe, peixinho é. Gato escaldado tem medo de água fria. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando. Não adianta chorar sobre o leite derramado. Quem semeia vento, colhe tempestade. Roma não foi construída em um dia. Um dia da caça, outro do caçador. Quem não arrisca, não petisca.
Feedback 0 curtidas

15 Ditados Populares e Seus Ensinamentos

Os ditados populares são frases transmitidas oralmente de geração em geração, que expressam sabedoria popular e conselhos práticos. Eles são usados para orientar nosso comportamento, transmitir valores e nos ajudar a enfrentar situações cotidianas. Aqui estão 15 ditados populares com seus respectivos ensinamentos:

1. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura: Por mais difícil que seja uma tarefa, com perseverança e determinação ela pode ser concluída.

2. A pressa é inimiga da perfeição: Não é aconselhável se apressar em fazer algo, pois isso pode comprometer a qualidade do resultado.

3. Antes tarde do que nunca: Mesmo que algo seja feito com atraso, é melhor do que não fazê-lo.

4. Cada macaco no seu galho: Cada pessoa tem suas habilidades e responsabilidades específicas, e deve se concentrar em suas próprias tarefas.

5. Casa de ferreiro, espeto de pau: Aqueles que deveriam ser mais competentes em algo muitas vezes são negligentes em suas próprias tarefas.

6. Deus ajuda quem cedo madruga: Aqueles que se esforçam e se dedicam desde cedo têm mais chances de sucesso.

7. Em boca fechada não entra mosca: É melhor manter a discrição e não se envolver em fofocas ou discussões desnecessárias.

8. Filho de peixe, peixinho é: Os filhos tendem a herdar as características e habilidades de seus pais.

9. Gato escaldado tem medo de água fria: Quem já passou por uma experiência negativa tende a ser mais cauteloso em situações semelhantes no futuro.

10. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando: É melhor ter algo garantido do que correr o risco de perder tudo.

11. Não adianta chorar sobre o leite derramado: Não há sentido em se lamentar sobre coisas que já aconteceram e não podem ser mudadas.

12. Quem semeia vento, colhe tempestade: Nossas ações têm consequências, e devemos estar preparados para sofrer as consequências de nossos erros.

13. Roma não foi construída em um dia: Grandes projetos levam tempo e esforço para serem concluídos.

14. Um dia da caça, outro do caçador: A vida é cíclica, e todos passam por altos e baixos.

15. Quem não arrisca, não petisca: Para ter sucesso, é preciso estar disposto a correr riscos e sair da sua zona de conforto.