Como conseguir cidadania portuguesa pelo filho?
Filho brasileiro com mãe ou pai português pode requerer a nacionalidade portuguesa por opção e ser considerado português desde o nascimento. Para isso, deve apresentar uma declaração de opção de nacionalidade portuguesa.
Como Conseguir Cidadania Portuguesa Pelo Filho
Filhos brasileiros com mãe ou pai portugueses têm o direito de obter a cidadania portuguesa por opção. Por meio desta opção, o filho será considerado português desde o nascimento, desde que a opção seja feita até a maioridade (18 anos completos).
Para dar início ao processo de aquisição da cidadania portuguesa pelo filho, é necessário apresentar uma declaração de opção de nacionalidade portuguesa. Esta declaração deve ser assinada pelo filho e, se menor de idade, por um dos pais.
Além da declaração de opção, é preciso apresentar os seguintes documentos:
- Certidão de nascimento do filho
- Certidão de nascimento da mãe ou pai português
- Passaporte brasileiro do filho
- Comprovante de residência em Portugal (caso o filho resida em Portugal)
A declaração de opção e os documentos devem ser enviados para o Consulado Português mais próximo do local de residência do filho. O Consulado analisará os documentos e, caso estejam corretos, emitirá um Certificado de Nacionalidade Portuguesa.
Com o Certificado de Nacionalidade Portuguesa, o filho poderá solicitar o passaporte português na Embaixada ou Consulado Português.
Observações importantes:
- O processo de aquisição da cidadania portuguesa pelo filho é gratuito.
- O filho não precisa renunciar à cidadania brasileira para obter a cidadania portuguesa.
- A cidadania portuguesa obtida por filho não se estende automaticamente para os pais ou demais familiares.
- Caso o filho seja maior de idade, a opção pela cidadania portuguesa não terá efeito retroativo, ou seja, ele não será considerado português desde o nascimento.
Feedback sobre a resposta:
Obrigado por compartilhar sua opinião! Seu feedback é muito importante para nos ajudar a melhorar as respostas no futuro.