Como se chama o autor dos quatro pilares da educação?

3 visualizações

Para uma formação completa, devemos buscar o desenvolvimento em diversas áreas. Os quatro pilares da UNESCO – aprender a aprender, fazer, conviver e ser – são guias valiosos tanto na educação quanto na vida. Ao perseguir esses objetivos, nos tornamos indivíduos mais capacitados e preparados para os desafios do mundo.

Feedback 0 curtidas

O Arquiteto dos Quatro Pilares da Educação

O conceito dos Quatro Pilares da Educação, um marco na teoria educacional, foi idealizado pelo educador e filósofo Jacques Delors, presidente da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, criada pela UNESCO.

Os Quatro Pilares

Os Quatro Pilares da Educação, propostos no relatório “Educação: Um Tesouro a Descobrir”, publicado em 1996, visam orientar os sistemas educacionais a formar indivíduos integralmente desenvolvidos, capazes de enfrentar os desafios de um mundo em constante transformação. Eles são:

  1. Aprender a Conhecer: O desenvolvimento de habilidades cognitivas, aquisição de conhecimento e compreensão do mundo.
  2. Aprender a Fazer: O domínio de competências práticas e o desenvolvimento de habilidades para aplicar o conhecimento em situações concretas.
  3. Aprender a Viver Juntos: O cultivo de valores de respeito, cooperação, diálogo e compreensão entre as pessoas de diferentes origens e culturas.
  4. Aprender a Ser: O desenvolvimento pessoal e ético, a formação da identidade e a busca pelo sentido da vida.

O Legado de Jacques Delors

Jacques Delors (nascido em 1925), além de idealizar os Quatro Pilares da Educação, também foi um político francês e presidente da Comissão Europeia. Sua atuação como educador e pensador teve um profundo impacto na teoria e prática educacional em todo o mundo.

Os Quatro Pilares da Educação continuam sendo um importante referencial para sistemas educacionais que buscam formar cidadãos preparados para os desafios do século XXI e para uma vida plena e significativa.