Como se diz pastelaria em Portugal?

10 visualizações

Em Portugal, a palavra pastelaria se refere a um estabelecimento que vende doces e produtos de confeitaria. Em vez de pastelaria, o termo talho é utilizado para se referir a uma loja de carnes.

Feedback 0 curtidas

Pastelaria em Portugal: Mais que um doce, um conceito

Em Portugal, a palavra “pastelaria” tem um significado bem diferente do que encontramos no Brasil. Enquanto aqui nos referimos a uma loja que vende pastéis, bolos e outros doces em geral, em Portugal, “pastelaria” representa um estabelecimento especializado na produção e venda de doces e produtos de confeitaria. É um lugar onde se encontram bolos, tortas, sonhos, queijadas, pastéis de nata, e uma variedade de guloseimas. A loja não necessariamente vende salgados.

É importante destacar a diferenciação com o “talho”. Em Portugal, “talho” corresponde ao que conhecemos como açougue, ou seja, uma loja que vende carnes. Essa diferença de vocabulário demonstra a separação de setores da gastronomia, com “pastelaria” focada exclusivamente em confeitaria e produtos doces.

Portanto, se estiver em Portugal e procurar por um estabelecimento que venda pastéis, bolos, e outros doces, procure por “pastelaria”. O termo evoca, ali, mais que um local de compra, uma experiência ligada à tradição e à arte da confeitaria.